domingo, 2 de agosto de 2015

Placa de protótipos AVR

Cansado de montar e desmontar praticamente os mesmos circuitos no protoboard toda vez que tenho que prototipar alguma coisa que use um AVR, eu resolvi montar uma placa de protótipos. A idéia inicial era usar um ATMEGA32 que tem bastantes pinos e carregar o firmware via bootloader do projeto V-USB (usbasploader). Daí fui colocando algumas coisas a mais para aproveitar alguns conectores e componentes que eu tinha aqui. A montagem ainda não terminou mas até o momento está com (ou melhor, vai ter) os seguintes recursos:

Placa de prototipagem para microcontroladores AVR
Eu procurei condensar os componentes ao máximo, e organizar de forma que todos os fios ficassem à esquerda da placa (e um header com os pinos do microcontrolador na parte de baixo). Assim tinha ficado um espaço vago ainda grande, onde eu fiquei cogitando várias coisas para colocar, entre elas driver de motor de passo, mas acabei descartando porque a placa vai ser alimentada via USB. Assim, meio que por acaso veio a idéia de colocar um mini-protoboard.
ainda sobrou um espaço do lado direito da placa onde estou pensando em colocar um LDR e um trimpot, mas ainda não bati o martelo, pois naquela área não pode ficar nada que impeça a colocação de uma chave de fenda para remover o  microcontrolador caso seja necessário substitui-lo.




Um comentário:

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Olá Danjovic.
Uma sujestão: Verifique a possibilidade de colocar um soquete ZIF no lugar do soquete normal (eu não sei se a pinagem é a mesma). Assim este prototipador pode ainda se tornar um gravador rápido.
Boa sorte!