segunda-feira, 27 de julho de 2015

TK85AV Tetraloaded - CORRIGIDO!

Havia uma inversão na identificação dos pinos VCC e GND no silk screen. 
Os desenhos do post já foram corrigidos. Essa inversão não afeta o roteamento da placa.
Como as informações deste MOD estão meio espalhadas, resolvi reuni-las num só post.

Ao longo dos anos foram surgindo vários MODs de vídeo para o TK85. Entre eles o do Eduardo Luccas, o do Victor Trucco, o meu, que depois foi simplificado e posteriormente melhorado pelo Ernani (não tenho o link, mas o Ernani mudou a alimentação da saída para +5V e aumentou o resistor de emissor.

Pois bem, durante o projeto do Tic Tac X eu fiz alguns cálculos de uma rede resistiva que me fornecesse  tensão e impedância controlados a partir de dois sinais: Video e Sincronismo, exatamente o que temos no TK85. Daí resolvi simplificar ainda mais o circuto e cheguei na versão que chamei de 'Tetraloaded', simplificando mais ainda o sinal de saída, mas ao mesmo tempo fornecendo amplitude e impedância de acordo com a norma RS-170, ou seja, amplitude de 1Vpp sob carga de 75Ohms sendo 0,3Volts de sincronismo e 0,7Volts de vídeo. Sem carga estas tensões são o dobro (pois a impedância de saída do circuito é de 75 Ohms). Além disso como o acoplamento de saída é DC eu acabei atendendo a um padrão 'não oficial' de fazer os circuitos de saída de vídeo analógico acoplados por DC (exceto para dipositivos alimentados a bateria - por motivo de redução de consumo de energia). O circuito final encontra-se abaixo:

Circuito do TK85 AV Tetraloaded

A forma de onda abaixo mostra a amplitude do sinal sem carga, com 2Vpp, pedestal em 0,6Volts. Também dá pra ver o pulso de sincronismo com aproximadamente 5us e o pedestal se estendendo 6us após o fim do pulso de sincronismo.

Forma de onda sem carga.
A placa de circuito impresso foi desenhada para caber dentro do espaço do modulador, para simplificar as modificações. A placa é em face simples para facilitar a construção caseira, porém encontra-se disponível também no OSHPark e Dropbox (links removidos até eu subir a versão com a correção do silk para ambos os sites).


Layout da placa


E finalmente, a  imagem com este MOD (já vista num post anterior)

Imagem com o TK85AV Tetraloaded.


Nenhum comentário: