sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tek - Adaptador de teclado genérico (2)

Continuando com o projeto, hoje testei a parte da geração do sinal serializado para a matriz composta pelos registradores de deslocamento. São necessários 3 sinais

DOUT - Sinal que sai do microcontrolador e entra na matriz
SCK  -  Sinal de clock para os dados que chegam

RCK - Sinal de transferência dos flip flops internos (shift register) para os flip flops de saída (storage register)

Os registradores de armazenamento internos aos 595 são fundamentais para este circuito pois evitam que falsos pressionamentos sejam detectados durante a transferência serial (bit a bit) da matriz.


 
 Os sinais gerados encontram-se abaixo:

Transferência da tecla Q para a matriz. Ao final é gerado um pulso de transferência  (RCK)
Captura da transmissão de várias teclas.
Se mais de uma tecla for pressioanda, ambas são tranferidas à matriz. Algumas teclas são transferidas como uma combinação de mais teclas como é o caso das setas de cursor, que são transferidas como se fossem as teclas SHIFT e a tecla correspondente no teclado (UP=7, DOWN=6, LEFT=7, RIGHT=8)

Transmissão de teclas simultâneas e transmissão de tecla composta SHIFT+xx
O próximo passo é montar tudo no TK e ver se funciona!


3 comentários:

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Olá Danjovic! estou estupefato com sua competência em se tratando da linha ZX/TK, estou acompanhando suas "aventuras" e aguardando os resultados.
Eu tambem tenho alguns PICs aqui e gravador (Pickit 2 e 3...) e já fiz algumas experiências interessantes usando tambem o MikroBasic, que é uma bela ferramenta.
Estou me envolvendo com um projeto (particular) aqui que se trata de criar uma placa que conterá um interpretador (estou "balançando" entre BASIC e LUA...ainda não me decidi pois em cada caso existe prós e contras, base: PIC32MX795F512), meu defeito é que não tenho prática com o uso de C++ (base destes 2 interpretadores), mas vou por as "mãos na massa" (10 anos em Object Pascal não devem ter me afetado tanto assim...afinal aprendi a programar em TK85, tenho uma paixão especial por essa máquina).
Se for interessante para você posso desenhar a placa desse adaptador para teclado (sou usuário de Eagle e "dou minhas cacetadas"), me desculpe se essa proposta lhe soar como "roubo de diversão".
Enviei-lhe 2 vezes pedido para contato e até agora vc. não me respondeu. Gostaria de manter contato para trocarmos experiências. Moro em São José dos Campos e achei uma turma aqui interessada nessas máquinas.
Bom já devo ter lhe "cançado", quando der escrevo novamente, até a próxima. Euclides (DVM).
euclas@gmail.com

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Maravilhoso trabalho!
Estou acompanhando tim/tim.
Aqui: (UP=7, DOWN=6, LEFT=7, RIGHT=8), o LEFT = 5, certo?

Uma pergunta: O sinal serial que entra nos 595 tem algum sinal de CLOCK em paralelo? Se sim, poderia se discretizar este circuito, baseando-se neste CLOCK para disparar interrupção no PIC e assim acumular nele as posições LOW/HIGH do serial e isso poderia nos poupar de todos os 595.

Será que daria certo? Substituir uma parte do hardware por software?

Mesmo assim, é bom fazer esta engenharia, pois assim, aprendemos mais.

Obrigado pela atenção Dan.

Euclides.

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Não deu para postar antes (fiquei sabendo ontem à noite), mas vai lá:

http://www.msxpower.com.br/

Este convite é para todos.

Obrigados.

Euclides.
euclas@gmail.com