sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ressuscitando um TK85 (3)

Hoje não foi um dia muito frutífero, mas a pesquisa continua...

Em primeiro lugar tive que conectar a placa do TK a um monitor. Como a TV de 5" cabe melhor na bancada do que o monitor LCD eu montei num protoboard uma versão melhorada do A/V Treloaded que usa menos componentes e tem melhor desempenho. Por desempenho entenda-se que a saída tem impedância de 75Ohms e acoplamento DC.  Eu batizei o circuito de 'TK85 AV Tetraloaded'. Poderia também ser Treloaded Plus, mas como eu na realidade removi componentes também poderia ser Treloaded Minus. Enfim, segue anexo circuito.

TK85 A/V Tetraloaded
Diagrama do circuito.

Depois de ligado o circuito na TV a imagem que apareceu estava cheia de artefatos, o que confirmou as observações de anteontem no osciloscópio.

Artefatos na tela.

Nas minhas observações o que achei estranho é que o registrador de deslocamento IC9 (Ls165) está recebendo dois pulsos de load dentro de um mesmo ciclo M1. Não me lembro de ser assim no outro TK.

Azul: SH/LD de IC9. Barras verticais: Ciclo M1
Uma coisa que achei estranha é que quando a ponta de prova é colocada na linha DD6, a imagem fica praticamente sem artefatos, muito embora o K do cursor tabém não esteja OK nessa situação.

Ao se encostar na linha DD6 o padrão de artefatos muda.
Fiz alguns testes mas nada conclusivo. Cheguei a desconfiar de alguns sinais e troquei os circuitos integrados IC5 e IC15 porém a situação continuou a mesma.
IC5 e IC17 com soquetes.

Também troquei as memórias por outras que eu tinha aqui mas a situação continuou igual. Só mudou um pouco os padrões na tela.

Amanhã vou anotar algumas formas de onda do TK que está bom e usar como comparação.



Nenhum comentário: