quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ressuscitando um TK-85 (5)

Nos últimos dias não tenho conseguido mexer muito com a plaquinha "ressucitada", mas hoje consegui fazer umas poucas coisas:

Instalei duas barras de pinos. Uma com 5 pinos e outra com 8 pinos.

Barras de pinos para as conexões do teclado.
Com isso já deu para testar as combinações da matriz de teclado. Felizmente todas as teclas estão funcionando.

A imagem ficou muito nítida com o TK85AV Tetraloaded

Instalei também alguns componentes faltantes na placa para implementar o MOD do PSG. Ficou faltando o Jaque de saída (que não tenho no momento) e um capacitor de desacoplamento, este último só fui me dar conta agora. A lista completa dos componentes necessários é:
  • 1 AY3-8912 (IC29, PSG) 
  • 1 74LS00 (IC27)
  • 1 LM386 (IC 38)
  • 4 diodos 1N4148 (D6, D7, D8, D9)
  • 4 capacitores de 100nf (C15, C24, C31, C32)
  • 1 capacitor de 220uf (C16)
  • 1 resistor de 47K (R66)
  • 1 resistor de 100K (R65)
  • 1 soquete de 8 pinos (para IC38)
  • 1 soquete de 14 pinos (para IC27)
  • 1 soquete de 28 pinos (para IC29)
  • 1 Jaque de áudio P2
Como ainda falta testar algumas coisas não instalei os CIs, somente os soquetes.
Ficou faltando o capacitor C32 que serve para desacoplar a alimentação de IC27 (LS00)

Soquete e capacitores para o amplificador de áudio.
Por hoje é só...



Um comentário:

Unknown disse...

Daniel Danjovic,

boa noite

Antes de mais nada, obrigado por ajudar a comunidade Retro.
Uso o seu mod de composto (tetraloaded) no meu TK85 e gosto bastante.

Recentemente cheguei no seu blog, mais precisamente nesta página: http://danjovic.blogspot.com.br/2015/05/ressucitando-um-tk-85-5.html

Porque resolvi instalar o AY no meu e tive problemas.
Inicialmente segui o que foi proposto aqui: http://zx81.eu5.org/tkay.htm

Mas o som era muito baixo. Vi no esquema que o TK usa um amplificador e que alguns componentes propostos na instalação que segui inicialmente tem valores dos componentes que diferem do circuito original.

A sua listagem é a correta, apesar de não citar o R71 que pelo esquema elétrico é um 5K6 mas mesmo sem ele o meu problema nao muda: som distorcido e faltando canais.

Será que a instalação inicial "queimou" o amplificador?
Onde eu deveria procurar para resolver esse problema de falta de canais e distorção? Usando a ZonExplorer fica perfeito.

Obrigado antecipadamente.