terça-feira, 12 de maio de 2015

Ressuscitando um TK85

Fiquei animado com a postagem do amigo Clóvis que deu um trato num TK85 dele e resolvi continuar o meu trabalho de ressucitação de um TK que achei na casa da minha mãe mas nem me lembro mais de onde ele veio nem como foi parar lá.

Esta placa estava em estado lastimável, faltando vários componentes, como o regulador de tensão, o dissipador de calor, o 555, os jaques, o modulador de RF o cristal, as memórias DRAM, os transistores, os conectores de teclado, a Eprom auxiliar, vários capacitores eletrolíticos. Além disso a placa tinha vários resistores quebrados.  


 Apesar disso tudo estar faltando, a placa estava em bom estado, e comecei a restaurá-la mais ou menos na época em que montei o Nestor, mas acabei deixando a restauração de lado por alguma razão (acho que foi esperando o cristal que comprei chegar) e acabei esquecendo dessa placa.

Só lembrei dela recentemente quando tive que pegar um TK-85 que estava guardado na mesma caixa que a placa para poder 'emprestar' o teclado ao TK90X.

Mas como disse, o post do Clóvis me animou e essa noite em vez de ir deitar resolvi mexer um pouco na plaquinha do TK.

No ponto onde parei a restauração eu já tinha colocado de volta os jaques (sobras do Nestor), o 555 e componentes associados, os transistores, os eletrolíticos e trocado uma porção de resistores quebrados.

Hoje instalei o 7805 e um dissipador de calor. Como não tinha um modelo nem de longe parecido coloquei um bonitinho que retirei de um conversor DC DC de placa mãe de PC, e isolei a placa com fita de Kapton para o dissipador não fechar nenhum curto.

Também achei mais um resistor quebrado (R74) e troquei o cristal. Ao energizar a placa infelizmente não tinha oscilação.

Durante o 'troubleshooting' acabei me deparando com um errinho no diagrama refeito do TK. Um dos lados do capacitor C1 estava ligado incorretamente (no diagrama) ao pino 8 de IC20 (LS86) em vez de estar ligado ao terra.

Engraçado é que coloquei um outro cristal em paralelo com o cristal de 6.5 e o circuito começou a oscilar.

Daí mexi um pouco no valor do capacitor de realimentação do oscilador, mas o circuito só oscilava, e de maneira bem instável, com a ponta de prova conectada a um pino do cristal.

Tirei o cristal e testei num oscilador que tenho aqui e para minha felicidade o cristal está normal, oscilando a 6,5 MHZ.

Daí refiz o circuito num protoboard e ele oscilou corretamente! Com isso desconfio que tenha algum problema nas conexões ou mesmo no LS86. Mas isso fica pro próximo post.

Seguem anexas algumas fotos.
Placa semi-restaurada. Foto do início de 2014

Cristal oscilador de 6,5MHz.

Foto de hoje, antes de eu começar a mexer novamente.

Dissipador de calor retirado de uma placa de PC. Fiz um furo na lateral para prender o regulador.

Regulador com pasta térmica já preso ao dissipador.


Regulador de tensão já soldado na placa. Detalhe do 555, capacitores e zeners novos.

Placa já com o regulador, o dissipador de calor, as memórias RAM e o cristal reinstalados.


Mais um resistor que estava quebrado foi substituído.



Nenhum comentário: