sábado, 4 de outubro de 2014

Teclado serial LABO

Recentemente comprei no Mercado Livre um teclado LABO pra ver ser fazia um MOD para usar no PC. Afinal estes teclados antigos são gostosos de digitar pra caramba.

Quando o teclado chegou fiquei contente, pois apesar do gabinete estar impregnado de poeira e ter algumas teclas agarrando, o estado do teclado está muito bom, considerando que foi fabricado em 1982.


Infelizmente não sei o modelo do mesmo. A etiqueta só traz número de série

Abrindo o teclado outra agradável surpresa. A placa estava em ótimas condições de conservação.


A inteligência do teclado é construída em torno de uma UART da AMI modelo S1602P (compatível com os MB8868A da Fujitsu) e quase duas dúzias de CIs de lógica TTL dos antigos, série 74XX.



Como tudo parecia estar em ordem, resolvi seguir as trilhas do regulador de tensão para ver onde ligar a alimentação. Aproveitei e medi as ligações do conector interno do teclado, de 5 pinos ao conector externo de 25 pinos para deixar documentado.


Pino Interno Pino Ext (DB-25) Função
1 6 Alimentação (>8V)
2 8 GND
3 13 TX Out (TTL RS232, 1200 8N1)
4 10 /CAPS LED In
5 11 /UPPER FUNCTION Out

Acabei descobrindo que a conexão entre o pino 5 do conector interno e o pino 11 do DB-25 estava ruim. Será que é por isso que tiraram o teclado do uso?



Depois de ligado, conferi o clock estava funcionando e parti direto para verificar o sinal nos outros pinos do conector e nova surpresa... O teclado está funcionando perfeitamente! Apesar da idade, apesar dos longos anos sem uso, está tudo funcionando, todas as teclas, tudo!

Analisando a forma de onda ao se transmitir um caractere conhecido como a letra "A", consegui medir a velocidade e a quantidade de bits por palavra: 1200 8N1



Uma coisa interessante neste teclado, é que o tratamenteo da tecla SHIFT é feito no teclado, ou seja a tecla SHIFT não transmite nenhum código.

O traço de baixo da forma de onda é o sinal /UPPER FUNCTION, que vai a zero quando esta tecla é pressionada.



Cada tecla pressionada gera apenas 1 transmissão, mesmo que seja mantida pressionada. Para a auto-repetição existe uma tecla específica que, quando pressionada em conjunto com outra tecla, gera um pressionamento a cada 100ms.


Outra curiosidade é que a tecla Caps Lock (SHIFT LOC) não muda o estado do código transmitido, como no caso da tecla SHIFT, porém o bit menos significativo do código transmitido muda de estado cada vez que a tecla é pressioanda. Além disso, o LED indicador de Caps Lock não é processado no teclado, mas externamente, e acende ao se levar o pino /CAPS a nível zero.




O próximo passo vai ser desmontar as teclas uma por uma, e dar um banho de água com detergente em tudo e remontar.




Nenhum comentário: