sábado, 23 de agosto de 2014

Mais testes com o emulador de teclado

Depois de um longo tempo sem mexer no circuito do emulador de teclado por causa de compromissos profissionais, hoje finalmente consegui avançar mais um pouco.

Depois de acertar alguns parâmetros do software de controle vi que o circuito ainda não estava gerando o acionamento das teclas. Desconfiei então que pudesse estar acontecendo retenção do barramento, de modo semelhante ao que acontece com o TK85 quando se usa a interface JOY81 do Kelly Murta. Fiz algumas medições para investigar. Nas figuras abaixo o sinal laranja corresponde ao sinal de leitura da ULA enquanto o sinal azul representa a linha D0. Sem nenhuma tecla pressionada, a tensão na linha D0 no momento da leitura é de aproximadamente 4,0 Volts.

Tecla "A" solta.
Quando se pressiona a tecla "A", as linhas A9 e DD5 são conectadas, fazendo com que o sinal da linha D0 caia para aproximadamente 0,16 Volts, puxado para baixo pelo LS365 interno ( o o conector interno (ligando as linhas A9 e DD5) .

Tecla "A" pressionada





Por outro lado, quando se ativa a mesma linha de um um driver externo (74LS365) acontece a retenção pois ao mesmo tempo que o 365 externo tenta abaixar o nível da linha, o interno tenta jogar um nível alto. Com isso a tensão resultante é por volta dos 1,44 Volts que o Z80 entende como nível alto.

Linhas A9 e DD0 externas pressionadas - contenção de barramento.

A conclusão é que infelizmente, para que meu circuito funcione vai ser necessária uma adaptação interna no TK90 que consiste na inclusão de 5 diodos, novamente de modo semelhante à modificação do JOY81.  Talvez sejam necessários também resistores de pullup, mas tenho que dar uma estudada melhor no assunto.



Um comentário:

Micros Antigos disse...

Ola, nao tenho tamanho conhecimento de eletronica ,mas pergunto ,a implantacao deste emulador acabaria com o funcionamento do mod. otla correto? baseado nas alteracoes propostas por vc no tk90x

Estou acompanhando o seu projeto e estou torcendo que consiga e da forma mais simples possivel para que eu possa copiar aqui. o ideal para uso do seu emulador e mudar a rom com o uso do arquivo gw3.rom que postei no grupo tk90x na secao files pq este arquivo faz com que vc possa digitar letra a letra ou padrao normal.