domingo, 5 de outubro de 2014

Documentação do teclado LABO

Segue abaixo uma pequena documentação a respeito do teclado LABO.

A pinagem do conector DB-25 encontra-se abaixo.



O teclado consome 480mA de corrente. então é recomendado alimentar ele com uma fonte com capacidade de pelo menos 600mA, para ter uma folga.

O sinal /CAPS é uma entrada ativa em nível baixo e serve para acender a luz que fica dentro da tecla SHIFT LOC e drena por volta de 20mA quando conectado ao terra.

O sinal /UPPER fica normalmente em nível alto (TTL) porém vai a nível zero quando se pressiona a tecla UPPER FUNCTION.

O sinal TX DATA é a saída do teclado, em nível TTL. A velocidade de transmissão é de  1200 bauds com 8 bits de dados, sem paridade e 1 bit de parada (1200 8N1).

A cada tecla pressionada seu código correspondente é transmitido. A tecla SHIFT não possui código próprio, sendo usada apenas para acessar os símbolos alternativos das teclas numéricas e de pontuação.
O teclado não tem auto-repetição automática. Para isso o teclado tem a tecla REP que quando pressionada em conjunto com uma tecla, repete sua transmissão a cada 100ms.

A tecla SHIFT LOC possui dois códigos que transmite alternadamente ao ser pressionada 0xBA para as teclas minúsculas (a, b, c, d, ....) e 0xBB para as teclas maiúsculas (A. B, C, D,...). Esta tecla não altera o estado dos símbolos alternativos das teclas numéricas e de pontuação.
Quando as teclas minúsculas estão selecionadas e se pressiona SHIFT as teclas maiúsculas são transmitidas. Já o oposto não acontece: quando as teclas maiúsculas estão selecionadas pressionar SHIFT não altera o estado para minúsculas.

O mapeamento das teclas encontra-se abaixo. As teclas que não possuem código, quando pressionadas, equivalem ao código ASCII grafado na tecla.

As teclas que possuem apenas um código, quando pressionadas em conjunto com a tecla SHIFT transmitem o caractere 0x00.

Os números do teclado numérico não enviam os mesmos códigos que os números do teclado normal. As teclas Y e N do teclado numérico não possuem os mesmos códigos das teclas Y e N do teclado normal.

A tecla "-" ao lado do SHIFT da direita é um "underscore" e não um sinal de menos.

A tecla na segunda posição à esquerda de BACKSPACE é a tecla de Circunflexo/Til. São teclas ASCII normais, porém a grafia adotada na tecla (setas) não corresponde à grafia normal (^/~).

As teclas ESCAPE e BACKSPACE não usam os códigos ASCII padrão .



Nenhum comentário: