sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mod de vídeo e fonte de um ZX Spectrum +3

Um amigo meu comprou recentemente um ZX Spectrum +3 no ebay. Apesar de ter vindo sem fonte, segundo o antigo dono ele estava funcionando.

Quando o micro chegou o primeiro passo foi arrumar uma fonte de alimentação para ele. Consultando a documentação disponível na Internet (exemplo), o Speccy +3 precisava das tensões de alimentação de +12V, +5 e -12V. (na realidade os -12 nem são necessários, pois segundo o diagrama são roteados diretamente para o conector de expansão)

Como esse meu amigo tinha um módulo de alimentação de placa mini-itx e uma 'breakout' box de fonte ATX sem uso, ele decidiu utiliza-los. Essa montagem é bem direta, basta conectar as placas e fazer os fios para ligar no plug de alimentação do Spectrum. O único detalhe é que é necessário fazer um jumper entre o pino PS_ON e o terra. O conjunto é alimentado por uma fonte de +12Volts (que meu amigo também tinha)

Ligação das partes que compõem a fonte de alimentação.
A montagem foi feita numa caixa Patola. A fim de segurar as placas duas torres plásticas foram 'soldadas' à caixa Patola.

Torres de fixação para parafusos 'soldadas' à caixa Plástica

Conjunto do conversor DC-DC já montado.
Conversor DC-DC finalizado.
Quando o micro foi ligado, não foi possível obter uma boa sintonia. O melhor sinal que a TV conseguiu captar foi o menu em preto e branco, cheio de chuviscos. Pelo menos era sinal de que o micro funcionava.

Imagem sintonizada em UHF
A solução foi fazer um MOD de vídeo composto. Para não mexer demais no micro, a parte de RF foi mantida intacta e o sinal de vídeo foi roteado para o conector RGB, no lugar dos +12Volts, assim como no Spectrum 2.

O circuito de modificação foi retirado deste documento (link, página 5)

Circuito do MOD de vídeo.

O circuito foi montado numa placa de circuito impresso padrão. O transístor utilizado foi o 2N3904 mesmo. A disposição dos componentes, foi planejada para que os fios coincidissem com os pontos de montagem.

Placa com o circuito do MOD de vídeo.

Os pontos de conexão encontram-se na foto abaixo. O resistor R44 (1K) deve ser removido.

Pontos de montagem. O resistor R44 deve ser removido.

A fim de não errar na hora de confeccionar o conector, o plug foi encaixado e os pinos de GND e saída de vídeo foram identificados com o multímetro (continuidade). Os pinos foram marcados com caneta de retro. Esse procedimento parece óbvio, mas já me salvou de muita dor de cabeça na montagem desses conectores circulares.

Pinos  foram identificados com o multímetro e marcados antes de serem soldados
Cabo de vídeo composto já montado.
Depois de montar e testar o cabo, o circuito foi envolvido em espaguete termo-retrátil, e antes de ser fixado, foi feito um teste para ver se estava tudo em ordem.

Espaguete Termo-retrátil em volta da placa.
Tudo em ordem.
Depois de restringir o espaguete, o circuito foi fixado usando fita de fixação de canaletas ('verdinho').

Usando 'verdinho' para prender a placa do MOD de vídeo.
Placa do MOD já na posição definitiva.
Depois de fechado, o micro foi remontado. Aproveitei para testar todas as teclas para garantir que tudo estava em ordem antes de colocar os parafusos do gabinete de volta no lugar.






Um comentário:

TK Fan disse...

Eu tenho como meta colecionar computadores que usei no passado. Mas se for para abrir exceção, seria da linha Spectrum com 128K. Bom ver essa mod, pois quem sabe um dia...