sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sinal /KBD no TK-85

Este post é para ajudar o amigo Clóvis a identificar um problema num TK-85, mas fica também de referência para futuras pesquisas

O sinal /KBD é gerado pela combinação dos sinais /IORQ, A0 e /RD. A decodificação é incompleta, e qualquer endereço de I/O lido vai gerar este sinal que ativa o buffer IC10 (LS365) e permite a leitura das  colunas do teclado (bits D0-D4) além do sinal do cassete (bit D7). Este sinal também permite ao TK reconhecer o funcionamento em 50/60Hz através da presença/ausência do diodo D6. Se o diodo está presente, então toda vez que o sinal /KBD for ativado ele vai forçar um nível baixo na linha D6. Caso o diodo não esteja instalado, o nível lido é alto (apesar de não existir um pull-up na linha).

Lógica de geração do sinal /KBD no TK-85
 A forma de onda normal do sinal /KBD é uma série de 9 pulsos espaçados de 25us e que se repetem a cada 16 ms (a 60Hz). A primeira leitura é para ler e isolar o estado da tecla SHIFT e as seguintes são para ler o estado das colunas (D0..D4) para cada uma das 8 linhas do teclado (A8..A15).

O sinal /KBD consiste de uma série pulsos para ler a matriz do teclado.
Os  9 pulsos são ativados a cada quadro de vídeo gerado (60Hz).




Nenhum comentário: