O sinal de vídeo do TK-85 (bem como o ZX-81 original) não possui o 'BackPorch' logo após o sincronismo, o que faz com que as TVs apresentem resultados diversos quando exibindo vídeo composto. Isso acontece porque a TV usa o nível do 'backporch' como uma referência do nível de brilho mais escuro. Mas não vou entrar em detalhes, uma vez que o Victor já explicou bem no artigo dele.
O 'mod' do Victor exige que se retire alguns componentes da placa, bem como se façam algumas soldas por cima de um dos CIs, mas eu preferi manter meu micro o mais original o possível (apesar do 'mod', heheh). Para poder colocar tudo numa placa externa bastou replicar alguns componentes do circuito de vídeo do TK-85 na placa externa.
Uma coisa que acrescentei ao circuito do Victor foi um 'buffer' de vídeo, no caso o circuito do Edu Luccas.
O que me motivou a escrever este post foi compartilhar alguns problemas que encontrei e as soluções encontradas.
O circuito do mod, na sua versão atual encontra-se abaixo.
Problema 1: Tecnologia do 7400
Este foi o primeiro problema que encontrei. Na falta de um LS00 na minha gaveta, utilizei um 74HC00. O resultado foi que a temporização (que gera o 'backporch') cresceu absurdamente; dos 10us necessários, passou para 45.6us, apagando quase até o final da linha de vídeo. Procurei por aqui e encontrei um 7400 (da série original, sem letras entre os números). Isso resolveu o problema da temporização. Eu também poderia ter utilizado um resistor ou capacitor de temporização diferentes (R1, C2), mas resolvi trocar o chip para ver se a tecnologia de fabricação é que fez aparecer esta diferença. Problema resolvido e mais uma lição aprendida.
Problema 2: Ruideira na saída
O sinal de saída medido no emissor de Q2 estava extremamente ruidoso. Na base estava tudo Ok. Desconfiei de Q2 (buffer). Apesar de eu já ter testado este transistor na hora de montagem (multímetro na escala de diodos), eu tirei ele do circuito e testei novamente. Continuava 'bom'. Mas mesmo assim troquei por outro, e a ruideira desapareceu.
Problema 3: Relação de amplitudes.
Do circuito original do TK 85 eu repliquei os componentes que 'mixam' o sincronismo ao vídeo (R22, R23, R24, R25 e T2), porém as amplitudes relativas do sincronismo e do video não estavam boas. O pulso de sincronismo estava com mais de 1Volt de amplitude enquanto o vídeo estava com aproximadamente 0,5Volts. O correto é o sincronismo por volta de 0,3Volts e o vídeo por volta de 0,7 a 1Volt. Eu cheguei a pensar que o buffer estivesse influenciando (carregando) o 'mixer', porém a impedância do buffer é maior do que o resistor de emissor (75Ohms) x o Beta (uns 200), ou seja, uns 15K. Não me lembro da influência do resistor de realimentação no coletor do buffer, mas não cheguei a testar as amplitudes sem o buffer, pois de qualquer maneira precisaria dele no circuito.
Outro agravante é que a tensão de saída deste 7400 é de aproximadamente 3,5Volts. O fato é que experimentei com o valor de R8 (R22 no TK85), pois ele influencia a tensão resultante mais do que os outros resistores do mixer (R6 e R7). Fui experimentando até que a amplitude do sinal de saída ficasse na proporção adequada (30% da amplitude abaixo do pedestal, 70% acima).
Problema 4: Impedância de saída
A impedância padrão dos equipamentos de vídeo é de 75Ohms, e a amplitude típica de um sinal de vídeo é de 1Vpp num circuito carregado. Isso significa que em aberto a amplitude do sinal é de 2Vpp. Medindo o sinal, estava tudo OK. Por coincidência, eu estava com 2Vpp cravados (Caso a amplitude estivesse acima ou abaixo disso, seria necessário mexer também nos outros resistores do 'mixer').
Porém ao colocar a carga de 75Ohms a amplitude caía para 1,86Vpp. Fazendo-se as contas,
Vl=Vout * ZL / (Zi+Zl) , onde Vl e Zl são a tensão e a impedância da carga. Vout é a tensão em aberto e Zi é a impedância interna.
Resolvendo para Zi, temos que Zi = Zl (Vout/Vl -1).
Para Zl=75 Ohms, Vou = 2,0Vpp e Vl = 1,86Vpp, temos que Zi = 5,65Ohms
Cabe lembrar que a resistência no emissor (75Ohms) fica em paralelo com a impedância do transistor, e isso é que faz com que dê um valor tão baixo (afinal de contas é pra ser isso mesmo pois o circuito é um buffer. Para equalizar, coloquei um resistor de 68 Ohms em série com o capacitor, ficando então a impedância de saída por volta de 74 Ohms.
Aí sim, com a carga de 75 Ohms, ~1Vpp, 0,7Volts de vídeo, 0,256Volts de sincronismo.
Problema 5: Alongamento do sinal de Sincronismo
Quando eu achei que já estava tudo certinho, vi mais um problema. O sinal de sincronismo estava se estendendo quase 2us além do tempo original (em azul, por volta de 8us).
Mas felizmente eu já tinha passado por esse problema antes. O que acontece é que o transistor Q1 demora para escoar a carga em sua junção de emissor quando o sinal de entrada comuta a nível zero, e com isso ele demora a entrar em corte, causando o prolongamento do sinal de sincronismo. Uma das maneiras de se resolver isso é colocar um resistor entre a base e o terra para escoar essas cargas, no caso R10. Assim, o transistor entra em corte logo após o sinal de sincronismo (no pino 3 de IC20) cessar, e o 'sync' dura apenas uns 7us.
A curva em azul na figura acima é o sinal que vai para o modulador, que por sua vez é um pouco mais largo do que o sinal original pois a base de T2 (no TK85 ) não tem o resistor para drenar corrente de base.
Um outro recurso comumente usado nestes inversores a transistor, mas que não foi necessário utilizar aqui, é colocar um capacitor de uns 100pf em paralelo com o resistor R2.
Olhando novamente o circuito, creio que seria possível utilizar a porta sobrando do chip com um diodo rápido para forçar a saída a zero quando ocorrer o pulso de sincronismo mas este teste fica pra outro dia.
Seguem duas fotos da tela da TV com o circuito funcionando.
Uma evidência disso é a qualidade do sinal que vai para o modulador (em azul) e o sinal de vídeo composto (em laranja).
Um detalhe da entrada de vídeo do meu televisor 5" xing ling é que a impedância de entrada do circuito é alta, pois ele não diminuiu em nada a amplitude do sinal gerado pelo meu 'mod'.
Isso significa que se o circuito dependesse da impedância de entrada do televisor para gerar as tensões de vídeo corretas, a qualidade de sinal provavelmente não ficaria boa (mas isso dá para remediar através de um cabo com um resistor de 75Ohms dentro do plug que fica mais perto da TV) .
Seguem abaixo algumas fotos da placa protótipo.
A identificação dos fios é:
Vermelho +5V
Preto GND
Cinza +9V
Laranja Sync
Azul Video
Um comentário:
Show de bola! Daniel tu é o cara.....Obrigadão pelo empenho ao nosso velho TK85(Sinclair never dies)!!
Postar um comentário