Magic Computer PC95 da Dynacom. |
Assim que o equipamento chegou, vi que a fonte de alimentação possuía uma chave de 110-220 mas não havia nenhuma inscrição (o papel havia sido arrancado). Nesses casos a solução é identificar com o multímetro. O enrolamento de 220Volts possui mais espiras, e portanto a resistência do enrolamento é maior.
Ao conectar a fonte na tomada o primeiro susto, pois ela zumbia alto, como se estivesse em curto. Medi então a tensão DC vi que a fonte não estava em curto, pois a tensão era de 14Volts, o que é esperado para este tipo de fonte de alimentação na ausência de carga. Como a fonte estava normal, concluí que o problema era devido a uma queda, que soltou as placas do transformador, ou mesmo a um defeito de fabricação.
Transformador vibrava porque tinha chapas soltas. Parece realmente um defeito de fabricação, mas foi só apertar bem com um alicate que ele parou de vibrar. |
Em seguida conferi a polaridade da fonte, para ver se batia com o aparelho. Para isso medi a continuidade entre a carcaça dos conectores de A/V, e o conector da fonte. A fonte era mesmo do aparelho, com o GND no pino central do conector DC.
Ao ligar o aparelho, o segundo susto. Nem sinal de vida. Tentei usar outro cabo de vídeo, além do que veio com o aparelho e nada. Mortinho!!
Entrei em contato com o vendedor para perguntar como faríamos, uma vez que o anúncio dizia que o aparelho estava funcionando. De início o vendedor me interpretou mal, pois deve ter achado que eu queria lhe dar um golpe. Disse que o aparelho tinha sido testado, etc.. Mas entre o primeiro email que ele me enviou no início da manhã, até o final da tarde quando cheguei em casa, o vendedor sugeriu que eu testasse o aparelho via RF.
Antes de respondê-lo fiz o teste com RF e vi que apesar da qualidade da imagem estar muito ruim, o aparelho deu sinal de vida, e isso me animou. Respondi então ao vendedor que o equipamento estava aceito, apesar de só estar funcionando via RF. O vendedor agradeceu, mas me disse novamente que tinha testado o equipamento com A/V, porém há um bom tempo.
Resolvida essa parte, sem mágoas para nenhum dos lados, resolvi abrir o equipamento e procurar o problema. E dá-lhe parafusos para abrir a tampa!!
Por dentro o equipamento nada mais é do que um desses "NES on a Chip" chineses com uma placa de teclado, mas nem por isso deixa de ser interessante.Mas uma coisa que me chamou a atenção foi um rastro de umidade dentro do aparelho.
O NES inteiro fica na plaquinha central. São dois chips por baixo da placa. |
O equipamento tinha rastros de umidade |
Conexão da matriz do teclado e chave liga-desliga |
Por baixo dos 'flats' soquetes para 2 CIs. Qual seria a função deles? |
Removidas as 'entranhas', liguei a fonte de alimentação e conferi a tensão na saída do regulador. Tudo certinho, a tensão estava em 4.95Volts! Mas enquanto media vi que os Leds da placa piscavam de vez em quando. Balancei um pouco o cabo e descobri um mal-contato no conector da fonte. Substituí então a solda nos terminais do conector de alimentação, mas o mal-contato continuava. Removi o conector e pude ver que o contato do positivo (externo) estava meio sujo. Dei uma limpada com uma lixa fininha, ressoldei o conector e o mal-contato desapareceu.
O onipresente 7805 para regular a tensão dos chips internos |
Foi aí que fui reparar na construção dos conectores RCA, cujos terminais negativos são compostos de duas partes prensadas, e a interface entre estas partes estava bastante oxidada nos três conectores.
Oxidação avançada nos conectores RCA |
Daí a estória inteira se fechou! Quando o vendedor testou o aparelho, segundo ele há bastante tempo atrás, ele funcionava. Porém em algum momento o equipamento ficou em algum ambiente úmido, ou mesmo recebeu um jato d'água. Isso fez com que a interface entre as duas partes do conector RCA oxidasse a tal ponto que quando eu fiz o primeiro teste o negócio não dava contato, e não apareceu nem áudio nem vídeo na TV. Quando eu usei o RF, o conector estava um pouco melhor, mas mesmo assim a qualidade era sofrível. Bem que eu notei que de vez em quando a imagem sumia e tinha que ficar girando o plug RCA no conector para a imagem aparecer de vez em quando.
Na falta de outros conectores que encaixassem na furação da placa, removi os existentes, lixei bastante a parte oxidada e coloquei uma ponte de solda entre as duas partes. Isso resolveu o problema do mal contato, e o aparelho voltou a funcionar via conexão de A/V.
Em seguida desmontei a membrana do teclado e sequei a umidade entre elas com um papel toalha, antes de remontar o equipamento. e taca-le parafuso para fechar!!
Depois de tudo montado, usei uma aplicação de editor de texto que vem nele para checar se o teclado estava respondendo a todas as teclas. Sucesso!!
4 comentários:
Olá Danjovic.
Tem como colocar a foto de como ficou este conector RCA depois do serviço?
Obrigado.
Gostaria de manter contato contigo, por favor mande-me um email?
Obrigado.
Euclides.
euclas@gmail.com
Amigo, to com um aqui que funciona normal, fitas e etc. Porém se ligar sem cartucho ele fica reiniciando aqueles programinha que vem na memória. Saberia dizer o que poderia ser?
Com um gravador de eprom compatível, é possível extrair o chip e extrair a rom do sistema de dentro. Tem uma galera querendo matar a saudade desses jogos exclusivos dele (sisteminha que vem nele). Só foi feita essa extração na versão Árabe e Russa. Seria um grande feito contribuir com essa extração e divulgar na internet.
Tem na internet pra baixar só a versão Árabe desse sistema. Você consegue rodar a rom normalmente no emulador Nestopia (emulador de Nintendinho NES).
Postar um comentário