Layout da placa |
A figura abaixo é a vista de cima da placa. O formato e as dimensões foram desenhados especialmente para caber nas caixas de balas de menta Tic Tac (da pequena, pois agora tem uma maior).
Durante a montagem, e durante os testes/troubleshooting a imagem acima, bem como a imagem da face inferior da placa foram utilizadas.
Layout impresso, para ajudar na montagem e "troubleshoot" |
Exceto pelo PIC e pelos conectores, todo os outros componentes foram reaproveitado de sucata.
O indutor foi feito a partir de um núcleo retirado de reator de lâmpada fluorescente compacta. Para saber quantas voltas enrolar, eu levei em conta a indutância e o número de espiras do enrolamento original. Sabendo-se que a indutância num toróide e proporcional ao quadrado do número de espiras, basta usar um pouco de matemática para calcular o número de espiras a ser enrolado no indutor. A foto abaixo traz um "close" da bobina.
"close" da bobina utilizada. |
Como não consegui encontrar na minha sucata um cristal SMD de 20MHz, eu utilizei um cristal de 12MHz. Por isso, após gravar o "firmware" foi necessário alterar a configuração dos fuse bits para dividir a frequência do PLL por 3 em vez de dividir por 5.
bit 2-0 PLLDIV2:PLLDIV0: PLL Prescaler Selection bits
111 = Divide by 12 (48 MHz oscillator input)
110 = Divide by 10 (40 MHz oscillator input)
101 = Divide by 6 (24 MHz oscillator input)
100 = Divide by 5 (20 MHz oscillator input)
011 = Divide by 4 (16 MHz oscillator input)
010 = Divide by 3 (12 MHz oscillator input)
001 = Divide by 2 (8 MHz oscillator input)
000 = No prescale (4 MHz oscillator input drives PLL directly)
Na prática, isso siginifica mudar os bits do registro CONFIG1-L. O Data Sheet do PIC18F2550 mostra como deve ser essa configuração para vários tipos de cristal. A figura abaixo mostra como fazer esta mudança
Configuração dos Fuse Bits para cristal de 12.0MHz |
Outro componente que não consegui encontrar foi o resistor de 2K7 do divisor de tensão que fornece ao PIC a amostra do sinal de VPP. Em seu lugar eu utilizei um resistor de 2K2, e troquei o outro resistor do divisor, originalmente de 4K7, por um outro, de 3,82K. A razão de divisão ficou idêntica à original até a quinta casa decimal. Mas um resistor de 3K9 também serviria (diferença na terceira casa decimal).
O conector USB é um pouco complicado de soldar, pois os terminais ficam praticamente escondidos debaixo de seu invólucro. Mas usando um ferro de ponta fina e um pouco de fluxo de solda foi possível realizar a soldagem.
Detalhe da soldagem do conector USB |
Depois que a placa foi completamente montada, foram soldados alguns fios nos pinos /RESET, VCC, GND, PGD e PGC, estes últimos dois em ilhas colocadas no 'layout' com esta finalidade.
Fios conectados aos sinais de programação do PIC18F2550 |
Para programar a placa, foi utilizado um outro Clone de PickKit2. Depois de programar o "Firmware" é necessário alterar a configuração dos "fusebits", conforme descrito anteriormente
Programando a placa usando outro clone de PicKit |
Depois de programado, o circuito foi o circuito foi conectado ao PC via cabo US e o circuito foi detectado normalmente.
Em seguida foram executados os testes usando o menu Tools->Troubleshoot da aplicação "PicKit2 Programmer". No passo 2, ao se testar o VPP, o circuito reportava ao PC uma tensão de VPP de 12Volts, porém no pino VPP não tinha tensão. A polarização de base de Q10 foi checada e estava OK. O transístor foi substituído.
Após a troca de Q10, a comutação da tensão de VPP passou a funcionar corretamente, porém a tensão reportada (e medida) era muito baixa, por volta dos 8 Volts. Para checar se o problema era carga, foi inserido um resistor de 1K entre os pinos VPP e o GND. A tensão então caiu para 7.5Volts, aproximadamente. Realmente era um problema de carga.
A única carga que o circuito possui é o resistor R9, mas ele é comutado pelo transistor Q8, que deveria fica em corte quando a tensão VPP está ativa. A polarização de base de Q8 e ela estava OK. O transistor foi então substituído e o circuito passou a operar normalmente!
Tudo pronto. Agora é só colocar na caixa. |
Como a placa foi projetada para a caixinha de Tic Tac, a montagem foi super simples. Bastou fazer um rasgo no fundo da caixa para que a placa deslizasse até o fundo. O rasgo foi feito com cuidado, de forma a ficar bem justo. Foram utilizados um estilete afiado para o rasgo inicial e limas finas para o acabamento.
O rasgo para o conector ficou bem justo. |
Com a placa na sua posição correta, foi feita a marcação para o furo para a passagem do pescoço do "push-button".
Agora só falta colocar a tampa |
A tampa traseira foi colocada e o encaixe do conector USB foi checado. Ficou perfeito.
Encaixe perfeito. |
Um teste final foi executado, usando a interface para programar uma placa experimental
Teste "ao vivo" |
Dever cumprido! Dá gosto de ver um projeto terminado, ainda que tenha demorado tanto tempo.
Agora é só levar no bolso. |
Um comentário:
Daniel, belo trabalho você fez aqui viu. Esse gravador ficou realmente muito bom.
Postar um comentário