sábado, 27 de novembro de 2021

Reparo de um TRS-80 MC 10 - Parte 3

Esta terceira parte não é bem um reparo, mas sim um upgrade no computador, com a implementação de um mod de Vídeo e áudio.

O circuito de vídeo é retirado do datasheet do MC6847.

 

Os transistores foram substituídos por equivalentes europeus de características próximas, bem mais fáceis de se encontrar. Além disso foram incorporados 2 trimpots para ajuste do nível DC e da saída AC (além do existente para ajuste da razão entre a amplitude do sinal de luminância e da cor.

O circuito de áudio é um simples filtro passa baixa com atenuação, de forma a gerar aproximadamente 0.9Vpp de amplitude na saída, com frequência de corte em aproximadamente 6KHz.

Os dois sinais vão para um jack P2 stereo que é posicionado no local do conector RCA da saída de RF do modulador, sendo possível utilizar um cabo P2 Stero para 2 RCAs disponível comercialmente.

O conjunto foi projetado para caber numa placa de circuito impresso do tamanho da placa do modulador original, mantendo a mesma pinagem. Alguns ensaios foram realizados para acertar as dimensões. 


 O modulador de RF foi então removido


 E novos ensaios foram realizados a fim de se fazer uma verificação fina das dimensões e posicionamento dos conectores de entrada e de saída.


A placa é roteada em face simples, a fim de facilitar a confecção caseira, por exemplo através do método da transferência de toner - método usado no presente projeto.



Laminação da placa


 

Placa após laminação.


Placa após Corrosão, já furada e com uma camada fina de verniz de Breu e Álcool

E eis a placa já montada. Alguns componentes que encontrei para montagem não eram compatíveis com as bibliotecas, em especial os trimpots, o trimmer e o indutor na entrada do VCC, mas ainda assim foi possível realizar a montagem do protótipo. A versão final da placa já traz a possibilidade de utilizar-se mais de um tipo de trimpot, indutor e trimmer.

A placa foi instalada no micro, mas antes disso colei um pedaço de folha de policarbonato autoadesiva, sobra de uma placa de sinalização, a fim de isolar as soldas dos componentes da placa do modulador


 
A conexão de terra é feita através de uma malha de cabo coaxial

Na próxima parte, ajustes e funcionamento.







Nenhum comentário: