sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Reparo de um TRS-80 MC 10 - Parte 1

Introdução

Eu tenho este micro desde 2013, mas recentemente peguei para fazer o conserto. Uma inspeção visual revelou os seguintes problemas: 

 


 

(1) VDG (MC6847) presumidamente com defeito (o vendedor havia me alertado disso ); 



(2) Falta do CI U12 (74LS14) , usado no circuito de reset e no decodificador de memória; 



 

(3) Faltando terminal 14 (Vcc) do CI U13 (74LS32) usado no decodificador de memória;

 



 

(4) Falta dos CIs U18 (74LS 74) e U19 (74Ls76) usado nos circuitos de sincronismo de clock entre CPU e VDG;



 

(5) Ponte retificadora substituída por diodos de sinal

 



Além disso eu não possuía uma fonte de alimentação. Este micro utiliza uma fonte de 9VAC

Reparos:

O CI com o terminal de alimentação quebrado (U13) foi removido, e em seu lugar foi colocado um soquete, e um novo CI foi instalado (74LS32).


 
 
Os CIs faltantes foram instalados: U12 (74LS14),
 


 
e também U18 (74LS74) e U19 (74LS76)




 Dois dos diodos de sinal estavam em curto. Na falta de uma ponte retificadora com a pinagem equivalente, foram utilizados 4 diodos 1N4007.

 



 

Para a fonte de alimentação AC, foi utilizadoa uma fonte DC com transformador com conector compatível. A fonte foi aberta com o auxílio de um martelo de borracha. O retificador foi removido e os fios soldados diretamente aos terminais do transformador. A tensão em aberto ficou em 12VAC.

A fonte de alimentação foi conectada ao MC-10  as tensões de +5V, +12V e -12V foram verificadas e estavam OK.



 

Os primeiros testes com o computador alimentado tiveram o objetivo de verificar se o VDG (6847) estava mesmo com problemas.
O 6847 é um CI relativamente simples de se verificar. Se ele tiver +5V e sinal de clock, ele deve gerar algum sinal de vídeo no pino 28. Como não havia sinal, o CI foi removido e foi instalado um soquete no lugar:


 
E um novo VDG (6847) foi instalado. 
 

 
 Com isso o micro começou a dar sinais de vida:




O próximo passo foi pesquisar os sinais de vida do processador. A alimentação e o sinal de Clock estavam em ordem. Todas as linhas de dados e endereços foram checadas para ver se tinham sinais lógicos bem definidos (um sinal estãvel numa tensão intermediária costuma ser provocado por CI queimado ou trilha interrompida). O unico sinal que não variava era o R/W. Mas este sinal foi monitorado logo após o Reset, e notou-se que este sinal estava sendo ativado, denotando que o microprocessador deveria estar escrevendo algo na memória.
 Outro sinal de que o microprocessador estava funcionando normalmente, foi a presença de vários pulsos nos pinos de Enable do CI que lê o teclado.





Prosseguindo na investigação dos sinais no circuito, passou-se ao decodificador de memória, composto pelo CI U4 (74LS155) e os CIs U12, U13 e U20. Foi observado que o sinal no pino 14 de U4 ficava por volta dos 3,6Volts, e que o pino 10 que endereça as memórias nunca era ativado.

Neste momento foi observado que o CI U20 não existia na placa. e que existem diferenças nos esquemas do MC-10 disponíveis na Internet (um dos esquemas não possui este CI 20).





O próximo passo consistiu em colocar-se um fio Jumper entre os pinos 2 e 14 do CI U4 como num dos esquemáticos encontrados.



E com isso momento o Micro passou a funcionar normalmente.




Realizando algumas pesquisas, descobriu-se que o CI U20 era montado pela Tandy em PiggyBack sobre o CI U12. A finalidade dessa porta lógica adicionada é evitar que a memória seja espelhada em uma determinada região, o que faz o BASIC retornar uma quantidade de memória incorreta para a máquina (que só tem 4K) .
 
 

Epílogo

Talvez minha máquina tenha sido montada originalmente dessa maneira, ou talvez o CI 20 tenha sido removido pelo dono anterior durante o troubleshooting, mas de qualquer forma o próximo passo vai ser instalar o CI U20.

Outra modificação necessária vai ser a de Vídeo composto, uma vez que originalmente o micro estava com o modulador de RF com a freqência central desajustada e a qualidade da imagem após o retoque (sem a devida instrumentação) para trazer a frequência da portadora para o valor correto resultou numa imagem com bastantes artefatos.

Nenhum comentário: