terça-feira, 8 de setembro de 2015

Conserto de um Master System

Adquiri recentemente (via OLX) um Master System modelo I da Tectoy. Segundo o anúncio o vídeo game estava funcionando porém não exibia cor. Depois de consultar alguns artigos sobre reparação, vi que nesses casos o reparo era simples, normalmente um reajuste num potenciômetro.

Quando o equipamento chegou, veio sem fonte. Como no anúncio tinha foto do vídeo game funcionando eu nem lembrei de perguntar se vinha com fonte ou não. Se tivesse perguntado, talvez eu tivesse procurado outro anúncio, de um Master System em melhor estado, considerando o preço médio da fonte vendida separadamente. Mas aí já era tarde demais. Pelo menos ficou a lição:


lição 1: Sempre que comprar algum produto online, seja novo ou usado pergunte o que vem junto.

Assim que consegui um tempo para mexer no video-game,  improvisei uma fonte e abri o aparelho para fazer o tal ajuste. Daí aprendi outra lição:

lição 2: Sempre que for adquirir um equipamento usado, pergunte sobre o estado geral do mesmo, se tem arranhões, trincas no gabinete e sinais de oxidação e se tem todos os parafusos (ou se falta algum)

O gabinete estava bem surrado, com um arranhão grande (mas que não dava para ver direito na foto do anúncio) e a blindagem eletromagnética (lata) que envolve a placa do vídeo game estava muito enferrujada. Até os conectores de saída apresentavam vestígios de ferrugem. Internamente uma das torres de fixação estava quebradas e faltava um parafuso.

Ao retirar as chapas da blindagem fiz uma inspeção visual e vi que as imediações do codificador de cor (MC1377) estava com sinal de ressoldagem em vários componentes. Até o regulador de tensão de +12V, usado somente para esta parte do circuito estava mexido.

Placa fuçada

Mau sinal. Tentei ajustar o trimpot, conforme artigos que eu houvera visto sobre este defeito e nenhum sinal de cor, ou de variação alguma em todo o curso do trimpot. Mais uma lição aprendida:

lição 3:  Quando o reparo de algum equipamento é simples, as pessoas vão tentar consertar antes de vender, portanto, sempre que for comprar um equipamento com defeito pergunte se o equipamento já sofreu manutenção, ou se a pessoa já tentou consertá-lo.O importante nesta pergunta vai ser a forma como a pessoa responde, pois a resposta em si pode não ser confiável.

Analisando o esquemático com cuidado, desconfiei logo de cara de algo que não havia sido mexido e que estava relacionado com o processamento de cor, que era um transformador que tem função de filtro, casador de impedância e defasador de sinal de crominância. Testando com o multímetro vi que este transformador estava aberto tanto no primário quanto no secundário.
Codificador de cor do Master System (MC1377)


Fio solto no transformador
Uma olhada mais próxima já foi suficiente para notar que o transformador estava com fios soltos, provavelmente devido à corrosão, uma vez que usa fio muito fino.

Depois de remover o transformador (e para ter acesso a ele foi necessário remover o dissipador de calor do regulador) confirmei que o problema de ambos os enrolamentos era realmente causado por oxidação.

Fios soltos no transformador

Usando um pedaço de fio fino reaproveitado de um eletroímã de relógio despertador xing-ling consegui emendar os enrolamentos do transformador e ressoldei ele no circuito.

Emenda com fio esmaltado

Transformador reparado

Desta vez foi possível obter alguma cor na tela ajustando-se o potenciômetro, porém ainda havia alguma coisa errada, pois as cores apresentavam um padrão de persiana. ao longo de toda a tela.

Problema na cor

Problema na cor, detalhe.

Munido de um osciloscópio e do datasheet do MC1377 ajustei o trimpot do cristal de forma que a portadora de cor ficasse exatamente em 3.575611 MHz e ajustei o trimpot de forma que a salva (burst) da portadora de cor ficasse exatamente enre 5,8 e 8,5us a partir da descida do sinal de sincronismo. Apesar do esforço, tudo estava em ordem, mas continuava sem cor. Cheguei a conferir várias formas de onda nos pinos do MC1377 mas aparentemente tudo está em ordem, batendo com o datasheet.

Parei por aí, mas o próximo passo vai ser conferir se todos os componentes em torno do MC1377 estão com os valores corretos, uma vez que o circuito foi visivelmente mexido.

Outra possibilidade é um defeito na memória RAM ou VRAM. Para isso vou precisar de alguma ferramenta capaz de fazer o teste, talvez um cartucho de teste no estilo dos micros Atari. Será que isso existe para SMS ?






Um comentário:

Rodrigo Fraga disse...

Olá amigo, estou com um Master System I aqui que está com a fonte estragada... Já notei que o trafo está com alguns fios rompidos e vou ter que troca-lo. Você sabe quais as especificações desse trafo? Tem também dois capacitores sem identificação, vc sabe qual o valor desses capacitores? Obrigado!