quarta-feira, 22 de abril de 2015

Livros retrocomputacionais

Chegaram alguns livros que encomendei nos sebos online do estante virtual.


O livro do Z80 é um clássico. Pretendo dar uma lida boa nas técnicas de programação envolvendo uso da pilha, pois isso era algo que eu raramente fazia na época que programava para o Z80. O volume de hardware está para chegar vindo de outro sebo.

O livro do 68000 é bem didático. Já dei uma lida nos dois primeiros gostei e bastante na época não tinha essas frescuras de diferenciar a linguagem do montador, rsrsrs, daí o nome do livro é Programação ASSEMBLER mesmo!!

Já o computador de meio salário mínimo está um pouco defasado, tadinho. Na época em que o livro foi editado (1986) tudo devia ser extremamente caro, pois o micro em questão é para ser programado por chaves HH. Hoje em dia as chaves ficariam muito mais caras dos que os CIs utilizados (estas chaves HH da Joto são um abuso de caras!!). Mas vale a pena pelo registro histórico.

Ao final do livro tem o esquema do microcomputador.

Também tem uma folha impressa frente e verso com uma sugestão de layout para a placa do micro.


Esta folha foi feita para ser olhada contra a luz e servir de orientação para a montagem do circuito.

3 comentários:

Cristiano Lapis disse...

Otimos livros!
Tenho procurado esse de asm68k ha muito tempo,se puder escanea-lo e colocar no dattasette seria demais.Pois eh muito dificil acha-lo. Estou fazendo games para o mega drive q usa a msm cpu e o asm tem me dado um trampo tramposo xD

Danjovic disse...

Esse livro ainda se acha fácil no estante virtual

https://www.estantevirtual.com.br/livros/tamio-shimizu/programacao-assembler-para-microprocessadores/1642244679?q=assembler

Se o link acima não funcionar procura simplesmente por 'assembler'
[]s

roberfsa disse...

Bom dia Cristiano! Meu nome é Roberci, gostaria de obter mais informações sobre a programação para o Mega Drive, poderíamos conversar?

roberci.sa@gmail.com