sábado, 15 de fevereiro de 2014

Montagem do NESTOR+

Terminei de montar o meu NESTOR+, que funcionou perfeitamente. 

O primeiro passo foi checar todas as conexões com o diagrama. Para isso, deve-se usar o diagrama impresso em papel, multímetro, caneta marca texto e deve-se ter muita paciência e atenção. No meu caso não encontrei nada de anormal.


Depois de tudo verificado (e corrigido, caso necessário), é hora de conferir o material para a montagem. Caso algum material esteja sobrando guarde-o para não causar confusão na hora da montagem.

Depois de conferir o material, é hora de organizar os componentes, a fim de facilitar o trabalho de montagem. Eu gosto de utilizar estes organizadores plásticos facilmente encontráveis em 'lojas de 1,99' (embora eles custem mais do que isso)


Isole os componentes que podem ser confundidos com outros na hora da montagem, como é o caso dos capacitores cerâmicos.  Também recomendo separar os CIs TTL 'repetidos' e deixa-los juntos para evitar trocas na hora da soldagem.


Prenda a placa num suporte e tire da mesa qualquer coisa que não vá ser utilizada na montagem, exceto é claro o café. 


Monte primeiro os resistores de valor repetido, começando pelos de 1K. Mas preste atenção na quantidade porque no kit vem 11 resistores destes, sendo que apenas 8 são utilizados nas imediações do display.


Em seguida solde os 8 resistores de 47Ohms. No meu caso estava sobrando um desses, e se eu tivesse montado sem conferir a quantidade provavelmente eu teria soldado um resistor no lugar errado e ia perder tempo pra consertar o erro (procurando o resistor, dessoldando-o, etc)
Por último solde os 8 resistores de 3k3. 

Agora solde os 9 resistores de 10K. 


Por último solde os resistores de valores diversos. 


O próximo passo é montar os diodos. São apenas 3

Agora é a vez dos capacitores cerâmicos. Comece pelos dois de 10nf (103). 

Depois solde o capacitor de 100pF, próximo ao cristal


Por último solde os capacitores de 100nf (são vários).


Agora é a vez das chaves. Use um alicate para deixar retos os terminais das chaves a fim de facilitar a inserção na placa. Não se esqeça do botão de reset.
 

Antes de soldar o cristal, coloque algo para isolar a ilha que corre logo debaixo dele. Eu usei um pedaço de fita de Kapton. Procure usar uma fita bem resistente.


Prosseguindo a montagen, solde os soquetes da EPROM, SRAM e do Z80



Os próximos componentes são os transistores PNP. Embora o Silk chame o BC308, podem ser utilizados outros PNPs de uso gera, como o BC327, que acompanha o KIT.



E na sequência solde os BC237 (ou o equivalente NPN)


Solde então os 'Headers' e os 'jumpers'

Agora é hora de montar os TTLs. Comece pelos 74LS126 e preste bastante atenção na posição do pino 1.
 
Em seguida solde os LS75



Depois os LS08




E por fim monte os outros CIs TTL


Agora é a vez do Jack alimentação . Preencha os furos com solda de forma a deixar o conector bem firme.


Em seguida solde os plugs do K7. Dobre os terminais de forma a encaixarem na placa. O Jack da esquerda ainda não foi dobrado.
 
 
Use uma sobra de terminal de resistor para fazer a união do terminal do jack até a placa. 


Eis como fica pronto. 

Agora solde os displays. Deixe eles por último para evitar que algum possa ser danificado pelo ferro de sola, caso você esbarre acidentalmente neles é claro).


Agora insira o Z80, a SRAM e a EPROM em seus respectivos soquetes.


Em seguida limpe o fundo da placa com álcool isopropílico e uma escova ou pincel.


Como algumas pessoas andaram reclamando do alto brilho dos displays de 7 segmentos, eu coloquei preventivamente sobre os displays uma camada de fita de Kapton. 



Antes de energizar o Nestor, faça uma boa inspeção na placa para ver se não deixou de colocar nenhum componente, nem deixou de soldar nenhum terminal. Confira também a polaridade e a tensão da fonte que vai ser utilizada. Eu usei uma fonte de 5,0V que comprei numa loja de eletrônicos usados daqui da minha cidade. 

Tomando todos os cuidados necessáirios, o resultado não poderia ser outro. Sucesso!! Meu Nestor está funcionando!


Pros preguiçosos que pularam diretamente pro final, eis uma animação com todos os passos.





9 comentários:

BrancoRP2000 disse...

Danjovic!

Que fantástico cara! Além de montar muito bem fez a documentação para os que tem menos experiência! Valeu mesmo!
Eu to ainda em outros projetos que, quando terminá-los, vou partir para esse e, com certeza, vou usar esse seu tutorial!
Agradeço em nome da comunidade de retrocomputação!
Abraço,

BrancoRP2000

Unknown disse...

Danjovic,

Comprei meu Nestor+ montado por falta de experiência e por falta de um tutorial como o teu.

Parabéns,

Adriano Pereira

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Dajovic. Ainda existe onde obter este kit? Onde?

BrancoRP2000 disse...

Danjovic, eu tenho 1 pra vender.

wmoecke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wmoecke disse...

Danjovic, poderia por favor me informar qual o código dos displays usados?

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Parabens pelo post, Danjovic! Eu montei o meu hoje :) Mas poxa, integrado sem soquete??? O_O

Danjovic disse...

Valeu Alexandre. Cheguei a pensar em usar soquetes mas preferi fazer a montagem usando apenas os componentes que vieram no kit.

Marco disse...

Estimados, donde consigo la placa PCB?